Partindo-se do princípio que o currículo é o conjunto de aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos em cada etapa ou níveis do ensino fundamental e médio, de acordo com os objetivos definidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ele croncretiza-se a partir da “proposta pedagógica” de cada escola, com os componentes ou conteúdos programáticos indicados em uma matriz curricular.
As aprendizagens a serem desenvolvidas pelos alunos têm com referência as diretrizes curriculares nacionais e os parâmetros curriculares nacionais.
Esse conjunto de aprendizagens denomina-se “Componentes Curriculares”, constituídas por disciplinas ou conteúdos programáticos que integram o Currículo do ensino fundamental e médio.
O ensino médio deve atender a formação geral e poderá preparar o aluno para o exercício de profissões técnicas.
O Sistema Educacional Adventista atende como currículo o conjunto dos objetivos de cada disciplina quanto aos conteúdos, os pressupostos para a atuação e procedimento do grupo docente e discente, as práticas pedagógicas, crenças, conhecimentos e valores que viabilizam a proposta de uma educação integral.
O currículo das Escolas Adventistas é integrado a uma perspectiva Bíblica, sendo que sua cosmovisão provê um fundamento e um contexto para todo o conhecimento humano, sendo a base permeável de todas as ações pedagógicas e educacionais.
Os currículos formal e informal cooperam para que os estudantes alcancem seu máximo potencial no desenvolvimento espiritual, mental, físico, social e vocacional. O verdadeiro conhecimento de tais capacidades inclui elementos cognitivos, experimentais, emocionais, relacionais, intuitivos e espirituais.
A aquisição do verdadeiro conhecimento leva a uma compreensão integral, que se manifesta em decisões e escolhas sábias de conduta e de vida.